Bactéria NDM-1

O que é a bactéria NDM-1?

NDM-1 é uma enzima metalo-beta-lactamase, chamada de "Nova Delhi" porque presumiu-se que esta cidade era a fonte desta enzima perigosa. A fonte desta enzima foi posteriormente contestada e sugeriu-se que as localizações geográficas não fossem mais associadas a nomes de organismos. A enzima NDM-1 é produzida por certas bactérias, como E. coli e K. pneumonia, que as tornam resistentes a vários antibióticos, dificultando, desta forma, o tratamento das infecções. A NDM-1 é transmitida por contato direto ou indireto com uma pessoa infectada (ao tocá-la ou tocando algo que ela tenha tocado). O turismo médico e as viagens internacionais também têm sido apontados como causadores da rápida propagação de infecções associadas a NDM-1.   

Resumo de Sintomas

  • Fadiga
  • Choque (se a bactéria entrar na corrente sanguínea)
  • Febre
  • Infecções urinárias
  • Outros sintomas específicos para cada doença

Dicas de prevenção 

Hábito de higiene

Concentre-se na higiene das mãos!

A frequente lavagem das mãos com sabonete e sua limpeza com álcool gel ao longo do dia (depois de usar o banheiro, antes de preparar alimentos e, claro, se você já esteve em contato com uma pessoa infectada) vão proteger você e seus entes queridos e ajudar a prevenir a propagação da bactéria.

Práticas Médicas

Proteja-se mesmo em hospitais!

Quando os doentes são tratados em hospitais, a NDM-1 pode passar para outros pacientes. Então, seja vigilante. Os pacientes devem ser colocados em quartos privados, os funcionários do hospital devem usar batas e luvas de proteção e você deve usar luvas e álcool gel também.

Use os antibióticos com cuidado!

A NDM-1 neutraliza os efeitos dos carbapenêmicos - que são um dos tipos mais poderosos de antibióticos. Para reduzir o risco da NDM-1 desenvolver novas bactérias (e também torná-las resistentes ao antibióticos carbapenêmicos), você deve usar os antibióticos existentes com sabedoria. Converse com seu médico sobre os antibióticos que você já está tomando.

Mito ou Verdade?

A NDM-1 só pode ser encontrada na Índia...

O Conselho Indiano de Pesquisa Médica diz que bacterias com moléculas de DNA semelhantes foram relatadas em Israel, Estados Unidos, Grécia e Escócia. Então, não é prudente presumir que o resto do mundo está imune!

As infecções NDM-1 não podem ser tratadas...

Eles são difíceis de tratar porque são resistentes à maioria dos antibióticos. Mas... Descobriu-se que as infecções NDM-1 podem ser tratadas em certa medida por colistina e tigeciclina. A NDM-1 pode realmente ser tratada com sucesso se for identificada cedo e se a colistina for usada prontamente.

Fonte médica : Autoridade de Saúde Britânica

Referências

Outras Infecções

Acne

A acne é um tipo de infecção da pele que se manifesta como manchas, normalmente no rosto, ombros, costas e peito.

Read more »

Conjuntivite

A conjuntivite é uma infecção das membranas que rodeiam seus olhos. Geralmente é causada por um vírus ou bactéria - mas as alergias e os 'corpos estranhos' (areia ou pó...) também podem ser causadores.

Read more »

Disinteria

É uma desagradável infecção intestinal que pode ser evitada! É causada por bactérias ou parasitas que prosperam em áreas densamente povoadas onde os germes podem se multiplicar rapidamente. Pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto ou através de alimentos e bebidas contaminados.

Read more »