Bactéria NDM-1

O que é a bactéria NDM-1?

NDM-1 é uma enzima metalo-beta-lactamase, chamada de "Nova Delhi" porque presumiu-se que esta cidade era a fonte desta enzima perigosa. A fonte desta enzima foi posteriormente contestada e sugeriu-se que as localizações geográficas não fossem mais associadas a nomes de organismos. A enzima NDM-1 é produzida por certas bactérias, como E. coli e K. pneumonia, que as tornam resistentes a vários antibióticos, dificultando, desta forma, o tratamento das infecções. A NDM-1 é transmitida por contato direto ou indireto com uma pessoa infectada (ao tocá-la ou tocando algo que ela tenha tocado). O turismo médico e as viagens internacionais também têm sido apontados como causadores da rápida propagação de infecções associadas a NDM-1.   

Resumo de Sintomas

  • Fadiga
  • Choque (se a bactéria entrar na corrente sanguínea)
  • Febre
  • Infecções urinárias
  • Outros sintomas específicos para cada doença

Dicas de prevenção 

Hábito de higiene

Concentre-se na higiene das mãos!

A frequente lavagem das mãos com sabonete e sua limpeza com álcool gel ao longo do dia (depois de usar o banheiro, antes de preparar alimentos e, claro, se você já esteve em contato com uma pessoa infectada) vão proteger você e seus entes queridos e ajudar a prevenir a propagação da bactéria.

Práticas Médicas

Proteja-se mesmo em hospitais!

Quando os doentes são tratados em hospitais, a NDM-1 pode passar para outros pacientes. Então, seja vigilante. Os pacientes devem ser colocados em quartos privados, os funcionários do hospital devem usar batas e luvas de proteção e você deve usar luvas e álcool gel também.

Use os antibióticos com cuidado!

A NDM-1 neutraliza os efeitos dos carbapenêmicos - que são um dos tipos mais poderosos de antibióticos. Para reduzir o risco da NDM-1 desenvolver novas bactérias (e também torná-las resistentes ao antibióticos carbapenêmicos), você deve usar os antibióticos existentes com sabedoria. Converse com seu médico sobre os antibióticos que você já está tomando.

Mito ou Verdade?

A NDM-1 só pode ser encontrada na Índia...

O Conselho Indiano de Pesquisa Médica diz que bacterias com moléculas de DNA semelhantes foram relatadas em Israel, Estados Unidos, Grécia e Escócia. Então, não é prudente presumir que o resto do mundo está imune!

As infecções NDM-1 não podem ser tratadas...

Eles são difíceis de tratar porque são resistentes à maioria dos antibióticos. Mas... Descobriu-se que as infecções NDM-1 podem ser tratadas em certa medida por colistina e tigeciclina. A NDM-1 pode realmente ser tratada com sucesso se for identificada cedo e se a colistina for usada prontamente.

Fonte médica : Autoridade de Saúde Britânica

Referências

Outras Infecções

Febre Aftosa | Lifebuoy

A febre aftosa é uma doença curta e leve, causada por um vírus altamente contagioso. Ela é facilmente tratada pelo seu sistema imunológico, a recuperação acontece em aproximadamente uma semana e complicações graves raramente ocorrem.

Read more »

Intoxicação Alimentar | Lifebuoy

Doenças de origem alimentar são mais conhecidas como intoxicação alimentar. E é exatamente isso: o envenenamento a partir do consumo de alimentos contaminados, ou a partir das bactérias, vírus e parasitas que infectam os alimentos, ou mesmo a partir de toxinas de alimentos, como cogumelos venenosos

Read more »

Gripe Suína H1N1 | Lifebuoy

H1N1 é o nome clínico oficial da gripe suína, assim chamada porque o vírus é muito similar a outro virus presente nos porcos.

Read more »