Intoxicação Alimentar

O que é uma doença de origem alimentar?

Doenças de origem alimentar são mais conhecidas como intoxicação alimentar. E é exatamente isso: o envenenamento a partir do consumo de alimentos contaminados, ou a partir das bactérias, vírus e parasitas que infectam os alimentos, ou mesmo a partir de toxinas de alimentos, como cogumelos venenosos. A intoxicação alimentar pode ser transmitida através de alimentos que tiveram qualquer contato com fezes de animais e também com os germes causadores de doença, como Salmonella e E. coli.

Resumo de Sintomas:

  • Diarreia - às vezes com sangue
  • Vômitos
  • Febre
  • Dores de estômago

Dicas de prevenção

Práticas Médicas

Mantenha uma alimentação light!

Evite alimentos sólidos até você parar de vomitar - quando seu apetite voltar, tente comer porções pequenas, leves e macias de alimentos simples, como arroz ou pão. E não se esqueça de beber bastante líquido - pequenas quantidades várias vezes ao longo do dia para se manter hidratado!

Lembrem-se de algumas dicas!

Limpar superfícies de trabalho e utensílios esterilizados ajudam a matar bactérias e vírus. Cozinhar completamente vai destruir todas as bactérias. A temperatura correta de refrigeração interrompe o crescimento e multiplicação das bactérias. Evitar a contaminação cruzada, quando os germes são transferidos de alimento para alimento, através do contato direto ou indireto entre eles, usando os mesmos utensílios de cozinha.

Hábitos de higiene

Lave as mãos regularmente!

A lavagem das mãos frequente (especialmente depois de ir ao banheiro, antes de preparar alimentos e antes e depois de comer) melhora a higiene das mãos e ajuda a interromper a disseminação da infecção em sua casa.

Mito ou Verdade?

Lavar as mãos rapidamente antes de preparar os alimentos é suficiente para evitar a infecção alimentar...

Não. Você deve lavar as mãos corretamente e em diversos momentos durante todo o dia, como: antes de comer (café, almoço e jantar), depois de usar o banheiro e ao chegar em casa.

Consigo saber quando a comida está estragada porque cheira mal...

Às vezes você pode dizer se o alimento está estragado, mas nem sempre. Germes são invisíveis, então não se arrisque! Em caso de dúvida, jogue a comida fora.

Fonte médica : Autoridade de Saúde Britânica

Referências

  •  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0002618/ 
  •  http://wwwnc.cdc.gov/eid/article/17/1/p1-1101_article.htm 
  • http://foodpoisoningremedies.org/is-food-poisoning-contagious
  •  http://www.nhs.uk/Conditions/Food-poisoning/Pages/Symptoms.aspx 
  •  http://www.nhs.uk/Conditions/Food-poisoning/Pages/Prevention.aspx

Outras Infecções

Febre Tifóide | Lifebuoy

A febre tifóide é uma doença causada por bactérias que normalmente são transmitidas de pessoa para pessoa através de alimentos contaminados e bebida.

Read more »

Infecções de Pele | Lifebuoy

Trata-se de uma infecção na pele, que como os demais órgãos do corpo, pode ser infectada. Bactérias, parasitas, fungos, alérgenos, feridas.

Read more »

Infecções Respiratórias | Lifebuoy

A infecção do trato respiratório (ITR) é uma infecção dos seios do rosto, garganta, vias respiratórias ou pulmões. ITR são geralmente causadas por vírus. A ITR mais difundida é o resfriado comum. As ITR's' são altamente contagiosas e podem ser transmitidas através do contato indireto e direto (partilha de um copo infectado ou ao tocar um infectado) e pela inalação de germes do ar contaminado.

Read more »