H1N1

O que é H1N1?

H1N1 é o nome clínico oficial da gripe suína, assim chamada porque o vírus é muito similar a outro virus presente nos porcos. É um vírus da gripe e se espalha da mesma forma como a gripe sazonal: através do contato direto com as pessoas que já estão infectadas, através de germes expelidos no ar por tosses e espirros e por partilhar bebidas e talheres.

Resumo de Sintomas

  • Dores musculares
  • Fadiga
  • Perda de apetite
  • Garganta inflamada
  • Tosse
  • Febre
  • Corrimento nasal
  • Diarreia ou vômitos
  • Dores de cabeça
  • Falta de ar

Dicas de prevenção

Concentre-se na higiene das mãos!

Se você e sua família praticam a lavagem das mãos regularmente com sabonete ou álcool gel, a gripe suína terá dificuldade em se espalhar.

Não dê chances aos germes!

Limpe o seu banheiro e as superfícies da cozinha constantemente e sempre cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar.

Vacine-se!

Quanto menos pessoas contraírem a gripe suína, mais difícil será para o vírus infectar outras pessoas.

Coma muitos legumes!

Comer legumes frescos em abundância (principalmente legumes verdes escuro, vermelhos ou amarelos, que são ricos em vitaminas e antioxidantes) irá garantir que seu sistema imunológico seja mais capaz de combater infecções.

Mito ou Verdade?

Vacinas tornam os vírus imunes, da mesma forma que o uso abusivo de antibióticos ajuda a criar germes evoluídos... 

Não. As vacinas funcionam através da introdução de uma versão inofensiva de um vírus em seu corpo. Então, quando a variação prejudicial desse virus chega, seu sistema imunológico sabe o que procurar e como lidar com ele. Isto não é tornar os vírus imune - é tornar você imune.

Fonte médica : Autoridade de Saúde Britânica

Referências

Outras Infecções

NDM-1 bacteria

NDM-1 é uma enzima metalo-beta-lactamase, chamada de "Nova Delhi" porque presumiu-se que esta cidade era a fonte desta enzima perigosa. A fonte desta enzima foi posteriormente contestada e sugeriu-se que as localizações geográficas não fossem mais associadas a nomes de organismos.

Read more »

MRSA

MRSA é um "germe evoluído" que está imune à maioria dos antibióticos. Estes germes podem estar vivendo na sua pele ou no seu nariz sem causar danos e também dar origem a infecções cutâneas. Infecções mais graves surgem se esses germes entram em seu corpo ou na corrente sanguínea através de uma ferida ou durante uma cirurgia. Um MRSA pode ser transmitido de pessoa para pessoa facilmente através de contato direto.

Read more »