Febre Aftosa

O que febre aftosa?

A febre aftosa é uma doença curta e leve, causada por um vírus altamente contagioso. Ela é facilmente tratada pelo seu sistema imunológico, a recuperação acontece em aproximadamente uma semana e complicações graves raramente ocorrem. A febre aftosa se espalha quando os indivíduos entram em contato direto com o vírus que causa a doença. Este vírus é encontrado nas secreções do nariz e da garganta (saliva, expectoração ou muco nasal), nos fluidos de bolhas e nas fezes de pessoas infectadas. O vírus pode se espalhar quando indivíduos saudáveis tocam superfícies ou objetos previamente infectados por pessoas contaminadas.

Resumo de Sintomas

  • Febre e mal-estar geral
  • Manchas vermelhas nas mãos e nos pés
  • Perda de apetite
  • Garganta inflamada
  • Afta

Dicas de Prevenção

Desinfectar!

A febre aftosa é muito contagiosa, então garanta que as áreas comuns e superfícies na casa, incluindo os brinquedos e chupeta de seu filho, estejam limpas e desinfectadas.

Ótima higiene das mãos!  

Não há vacina para proteger você e seus familiares queridos desta doença, por isso, tome os cuidados necessários. Lave ainda mais as mãos do que de costume! A lavagem das mãos com sabonete ou álcool gel - especialmente depois de usar o banheiro, trocar as fraldas de seus filhos e antes de comer - irá melhorar a higiene das mãos e ajudar a conter a propagação do vírus para outras pessoas.

Não compartilhar!

Se alguém na sua família tiver a doença, evite tocá-los sempre que possível e não compartilhe toalhas, talheres ou bebidas.

Mito ou Verdade? 

A febre aftosa que atinge os humanos é a mesma doença que afeta os bovinos, suínos e ovinos...

As doenças não estão relacionadas e você não pode pegar Febre aftosa de animais.

Eu já tive Febre aftosa, então não posso contraí-la de novo...

Sim, você estará imune a um tipo específico do vírus causador da doença, porém há outros vírus que produzem os mesmos sintomas e você ainda está vulnerável a eles.

Fonte médica: Autoridade Britânica de Saúde

Referências

Outras infecções

Intoxicação Alimentar | Lifebuoy

Doenças de origem alimentar são mais conhecidas como intoxicação alimentar. E é exatamente isso: o envenenamento a partir do consumo de alimentos contaminados, ou a partir das bactérias, vírus e parasitas que infectam os alimentos, ou mesmo a partir de toxinas de alimentos, como cogumelos venenosos

Read more »

Gripe Suína H1N1 | Lifebuoy

H1N1 é o nome clínico oficial da gripe suína, assim chamada porque o vírus é muito similar a outro virus presente nos porcos.

Read more »

NDM-1 bacteria | Lifebuoy

NDM-1 é uma enzima metalo-beta-lactamase, chamada de "Nova Delhi" porque presumiu-se que esta cidade era a fonte desta enzima perigosa. A fonte desta enzima foi posteriormente contestada e sugeriu-se que as localizações geográficas não fossem mais associadas a nomes de organismos.

Read more »