Disenteria

O que é disenteria?

É uma desagradável infecção intestinal, a qual pode ser evitada! É causada por bactérias ou parasitas. Pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto ou através de alimentos e bebidas contaminados.

Resumo de sintomas: 

  • Diarreia
  • Dores de estômago 
  • Febre
  • Náuseas e vômitos

Dicas de prevenção:

Práticas Médicas

Tenha cuidado na cozinha!

Você acha que há um risco de disenteria onde você está? Então reduza o risco de infecção, preparando sua comida e bebida com cuidado: evite comer frutas ou legumes crus se não forem limpos por você e beba água tratada ou fervida por pelo menos um minuto antes de cozinhar com ela.

Beba muita água!

Beba bastante água durante o dia para repor os líquidos perdidos - evitando bebidas muito quentes ou geladas. Por que não tomar um relaxante chá de hortelã ou um copo de água fresca?

Lave as roupas com água quente!

Lave a roupa de uma pessoa infectada com água quente.

Hábitos de higiene

Mantenha as mãos limpas!

Esforce-se para ter a melhor higiene possível com as mãos! Lave as mãos com sabonete ao longo do dia: após usar o banheiro; antes de preparar e realizar refeições; ao tomar banho ou dar banho em seus filhos. Isso vai garantir que os germes não cheguem até você e seus entes queridos.

Mito ou Verdade?

O corpo se adequa à água que está acostumado a receber...

Não é inteiramente verdade... Você e sua família podem se acostumar com certos tipos de bactérias presentes na água, mas não arrisque! Porque você não vai se acostumar com disenteria, cólera, hepatite ou febre tifóide.

Se a água parece limpa, ela está limpa...

Não necessariamente! As bactérias são muito pequenas, você poderia colocar 10.000 bactérias na cabeça de um alfinete! Portanto, assegure que a água é potável e de qualidade. Na dúvida, ferva-a antes de beber. "

Fonte médica: Autoridade de Saúde Britânica

Referências

Outras infecções

Diarreia

Diarreia - evacuações aquosas frequentes e desagradáveis - é geralmente provocada por uma infecção gastrointestinal causada por bactérias, vírus ou parasitas.

Read more »

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença curta e leve, causada por um vírus altamente contagioso. Ela é facilmente tratada pelo seu sistema imunológico, a recuperação acontece em aproximadamente uma semana e complicações graves raramente ocorrem.

Read more »

Gripe Suína H1N1

H1N1 é o nome clínico oficial da gripe suína, assim chamada porque o vírus é muito similar a outro virus presente nos porcos.

Read more »