Diarreia

Proteja sua família contra a diarreia.

O que é diarreia?


Diarreia - evacuações aquosas frequentes e desagradáveis - é geralmente provocada por uma infecção gastrointestinal causada por bactérias, vírus ou parasitas. Estas infecções são altamente contagiosas e podem ser transmitidas através de mãos sujas, alimentos ou água contaminados e contato direto com material fecal.

Resumo de sintomas

  • Desidratação
  • Perda de apetite
  • Vômitos
  • Febre
  • Náusea
  • Perda de peso
  • Evacuações aquosas frequentes
  • Dores de estômago

Dicas de Prevenção:

Práticas médicas

Ferva a água antes de beber!

Não beba a água que você acha que não está limpa. Ferva-a por um minuto antes de bebê-la ou cozinhar com ela.

Mantenha-se hidratado!

Ingerir líquidos frequentemente ao longo do dia vai ajudar a reidratar seu corpo. Tente beber suco de frutas frescas (sem a polpa) ou chá e mel, bem como água potável e fresca.

Hábitos de Higiene

Ótima higiene das mãos!

Infecções gastrointestinais e diarreia são altamente contagiosas - especialmente se você teve contato com fezes através da mudança de fraldas ou ao ajudar um adulto doente a usar o banheiro. Certifique-se que você e seus familiares lavam as mãos regularmente com água e sabão. Desta forma, você pode evitar a propagação de germes e doenças.

Nutrição

Prepare sua comida com cuidado!

Alimentos contaminados podem causar diarreia. Então lave seus utensílios corretamente, cozinhe o alimento nas temperaturas recomendadas e lave frutas e verduras cruas com água limpa.

Mito ou Verdade?

A diarreia indica que há algo errado no meu organismo e que isto está sendo expelido do meu corpo...

Não exatamente... A diarreia é um sintoma de uma infecção - muitas vezes não é a infecção em si - e as evacuações frequentes não significam que seu corpo está se livrando da causa da doença!

Eu deveria beber menos água quando tenho diarreia...

Não. Porque isso pode levar a desidratação. Você perde líquido a cada evacuação, principalmente se você está com diarreia. A falta de líquido prejudica o funcionamento e a recuperação do corpo. Beba muita água. E lembre-se de fervê-la se não estiver apropriada para consumo.

Fonte médica : Autoridade de Saúde Britânica

Referências

Outras infecções

Febre Aftosa | Lifebuoy

A febre aftosa é uma doença curta e leve, causada por um vírus altamente contagioso. Ela é facilmente tratada pelo seu sistema imunológico, a recuperação acontece em aproximadamente uma semana e complicações graves raramente ocorrem.

Read more »

Infecções Respiratórias | Lifebuoy

A infecção do trato respiratório (ITR) é uma infecção dos seios do rosto, garganta, vias respiratórias ou pulmões. ITR são geralmente causadas por vírus. A ITR mais difundida é o resfriado comum. As ITR's' são altamente contagiosas e podem ser transmitidas através do contato indireto e direto (partilha de um copo infectado ou ao tocar um infectado) e pela inalação de germes do ar contaminado.

Read more »

Intoxicação Alimentar | Lifebuoy

Doenças de origem alimentar são mais conhecidas como intoxicação alimentar. E é exatamente isso: o envenenamento a partir do consumo de alimentos contaminados, ou a partir das bactérias, vírus e parasitas que infectam os alimentos, ou mesmo a partir de toxinas de alimentos, como cogumelos venenosos

Read more »