Quando os medicamento que deveriam nos curar se tornam ineficazes

Você sabe qual é uma das maiores ameaças para a sua saúde nesse momento? O fato de que muitos germes se tornaram resistentes aos antibióticos que deveriam nos curar.

Quando os medicamento que deveriam nos curar se tornam ineficazesCerca de 450 mil novos casos de tuberculose resistentes aos medicamentos são registrados a cada ano* e a super bactéria mais conhecida, a MRSA, não está mais restrita aos hospitais.

A Organização Mundial de Saúde está tão preocupada com a resistência dos germes causadores de infecções que o Dia Mundial da Saúde no ano passado foi dedicado a este problema global.

Prevenção é a chave

Embora a resistência seja considerada inevitável, existem medidas que podemos tomar para retardá-la. Estas incluem o desenvolvimento de novos antibióticos e uso apropriado de remédios, tais como o uso de antibióticos somente quando prescritos para determinada doença e concluir o uso da medicação conforme prescrito pelo médico. Mas uma das defesas mais eficazes e de baixo custo está ao alcance de nossas mãos: lavar as mãos com sabonete pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica.

As evidências mostram que as mãos são a forma mais fácil para os germes se espalharem, pois tocamos em objetos e superfícies que podem estar contaminados com micro-organismos que podem causar infecções.

* Dados da OMS, Resistência a medicamentos anti-tuberculose no mundo. Genebra: A organização; 1997.

Infecções Relacionadas

Ver mais infecções